APOENAN

NOSSA MISSÃO

PROJETOS

DESCOBRINDO O CORDEL E FORMANDO POETAS

OBJETIVO GERAL

· Revitalizar e o gênero Cordel na sala de aula, através do estímulo a leitura, oralidade pesquisa, interdisciplinaridade, produção e exposição de folhetos para a comunidade, bem como valorizar sua cultura, auto - estima, criatividade e criticidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Desenvolver, aperfeiçoar e valorizar o desempenho da oralidade dos alunos para estabelecer relações entre o oral e o escrito.
· Fornecer subsídios teóricos e metodológicos que assegurem o apoio necessário aos alunos para que desenvolvam o raciocínio critico, a curiosidade e a criatividade.
· Oportunizar aos alunos produzir folhetos que versem sobre assuntos de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.
· Resgatar o conhecimento da comunidade sobre Cordel e outras narrativas.
· Oportunizar-se comunidade escolar acesso à leitura dos folhetos lidos e produzidos pelos alunos.
· Aumentar a auto-estima dos alunos ao promover eventos na comunidade e apresentações e exposições de folheto sem outras escolas.

METODOLOGIA
Na primeira etapa do projeto, os alunos entrarão em contato com a literatura cordelista através de leituras de folhetos individual e coletivamente.
Na segunda etapa pesquisarão sobre a origem características e autores, bem como montarão um painel com fotos com fotos e bibliografia dos maiores nomes do cordel, para que os alunos de outras séries possam ir familiarizando com o gênero.
Na terceira etapa, será estudado profundamente na sala de aula e no contra turno as regras, técnicas e as modalidades do cordel dentro do contexto das obras lidas.Nesta etapa, os alunos analisarão, com ajuda do professor, as obras e sua estrutura.
Na quarta etapa, os alunos escolherão os temas a serem versados sobre conteúdos que estão estudando em outras disciplinas ou de seu interesse.
Na quinta etapa os alunos criarão folhetos de cordel ilustrados, farão possíveis correções com a ajuda do professor e colegas assim como aprimorarão sua expressão oral através de debates, recitação, contos e recursos teatrais e cênicos.
Na sexta etapa, os alunos farão exposição dos folhetos na escola, apresentações orais, dramatizações.
Na etapa final os alunos organizarão juntamente com a escola um dia para exposição e apresentações teatrais na comunidade.

PROJETO
MULTIMEIOS DIDÁTICO DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR
OBJETIVO GERAL

Aprender a utilizar os recursos tecnológicos como elemento integrado ao cotidiano escolar, identificando-o como meio de expressão e de reflexão sobre a função social.

METODOLOGIA

No primeiro momento reunião para discussão sobre o projeto e delinear os passos necessários para sua execução. Apresentando também a importância da utilização correta das tecnologias.
No segundo momento, dividir a equipe em grupos, onde os servidores que necessitam de orientações básicas dos recursos de multimeios possam adquiri-las por meio de uma oficina.
Em seguida haverá outra oficina com a participação de toda a equipe para uso e manuseio dos recursos de multimeios.
Finalmente haverá uma avaliação da execução das ações.

PROJETO
BRINCADEIRAS: SOLUÇÕES PACÍFICAS DE CONFLITOS NA ESCOLA APOENAN


OBJETIVO GERAL

Organizar o espaço de convívio entre os alunos por meio de atividades lúdicas no horário do recreio

OBJETIVOS ESPECÍFICO
Conscientizar as crianças sobre a importância do respeito ao próximo;
Oportunizar a vivência da democracia e exercício da cidadania;
Melhorar as relações interpessoais;
Reduzir atitudes agressivas ao próximo.

METAS

Possibilidades de participar de diversas atividades na hora do recreio no pátio e em áreas livre da Unidade Escolar.
Propiciar aos alunos um lazer produtivo, sem violência, fazendo-os conhecer novas formas de relacionar, estimulando a boa convivência e a socialização entre eles.

METODOLOGIA

Com o propósito de organizar o recreio da melhor forma possível, serão escolhidos semanalmente dois representantes por turma para serem monitores do recreio, além de usarem um colete para identificação, os monitores têm a tarefa de buscar os brinquedos na sala dos professores e levá-los para o pátio. Ao término do intervalo, recolhem os itens e os guardam. Os demais alunos também precisam cumprir regras para aproveitar os brinquedos: zelar por eles, aprender a dividir e emprestar, dialogar com os colegas e não brigar, cuidar de si mesmo e dos outros e sempre atender as determinações do aluno monitor.
Será feito rodízio do material disponível nos dias da semana entre as turmas para que todos os alunos tenham oportunidade para usufruírem todos os brinquedos. Isto será estabelecido para que o recreio funcione bem, onde todos se respeitam e aprendam a respeitar a vontade do outro. Esta é uma forma de desenvolver a boa convivência no grupo.
Será feita a escala dos servidores que ficaram como auxiliares, à disposição das crianças durante o recreio, os quais devem estar circulando pelo pátio, acompanhando assim o desenvolvimento das atividades e ajudando na resolução de possíveis conflitos, por meio de instigações aos alunos levando-os a encontrar caminho na solução dos problemas, estimulando assim a autonomia destes.

PROJETO
"EDUCAÇÃO SEXUAL E RESPONSABILIDADES"
OBJETIVO GERAL

Ø Contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens, a fim de favorecer a redução de gestações indesejadas na adolescência e prevenção de DST, HIV/AIDS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Identificar as concepções dos alunos acerca da sexualidade e do sexo.

Ø Realizar as três frentes de trabalho: 1ª etapa – Acolhimento aos bebês das alunas adolescente mães, 2ª etapa – Promover momentos de estudos com os alunos multiplicadores e 3ª etapa – Orientação e encaminhamento das adolescentes e dos bebês aos seguintes serviços de saúde: Psicólogo, Pediatra e Ginecologista.


METODOLOGIAS

v Utilizar a escola como um espaço de reflexão e de discussão, no qual os adolescentes se situem pessoalmente, expressando suas dificuldades, resistências, dúvidas, anseios e opiniões, favorecendo a construção de um saber compartilhado.

v Criar uma sala específica para acolher os bebês das alunas mães adolescente.

v Realizar um debate sobre gênero, mitos referente ao masculino/feminino, as transformações fisiológicas da adolescência e outros assuntos relacionados à sexualidade.

v Promover palestra em parceria com médicos e enfermeiros do Sistema único de Saúde, para debater e expor os métodos contraceptivos, informando os oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Saúde que é referência à escola, DSTs, HIV/AIDS e de gravidez na adolescência. Além de problematizar os motivos envolvidos na ausência/ presença de prevenção. Nesta, contaremos com a participação de pais, alunos, equipe escolar e comunidade local.

v Encaminhar as alunas mães ao ginecologista e psicólogo e o bebê ao pediatra.

v Acompanhar o cartão de vacinação dos bebês.

v Estimular os adolescentes a buscarem a rede de saúde para realização de exames preventivos.

v Formar grupos de alunos multiplicadores do conhecimento. Em cada turma do 6º ao 9º ano, serão selecionados criteriosamente, 02 (dois) alunos para participarem dos momentos de estudo e disseminar o que aprendeu aos demais colegas, pais e comunidade em geral.

v Propiciar encontros para estudo com os alunos multiplicadores, onde estes terão conhecimentos das dinâmicas criativas e atrativas para transmissão do tema aos colegas.

v Buscar a intersetorialidade dos serviços, programas e ações de prevenção e que reforcem iniciativas das comunidades.Avaliar e construir as condições para a formação de jovens multiplicadores como forma de ampliar os conhecimentos.